Bem vindo ao blog da GTL Serviços de Tecnologia da Informação.
No mundo das telecomunicações, o termo cabeamento estruturado é usado frequentemente. As pessoas usam como um jargão mas, o que isso realmente significa? O que exatamente é o cabeamento estruturado?
Bem, para ser minucioso e metódico, vejamos algumas definições.
De acordo com a Associação de Fibra Óptica, “O cabeamento estruturado é a arquitetura padronizada onde os componentes para o cabeamento de comunicação são especificados pelo comitê EIA/TIA TR42 e usado como um padrão voluntário pelos fabricantes para garantir a interoperabilidade”.
Se você olhar para o TIA TR42, é provável que sua pesquisa o levará a descobrir que o cabeamento estruturado é ainda mais tecnicamente definido e delineado pelo TIA 568.
Você pode ver que esse caminho leva para uma linguagem longa e altamente técnica. Se isso não é o que você procura, isso te leva logicamente a uma pergunta simples.
O que é o cabeamento estruturado (em linguagem simples)?
O cabeamento estruturado é definido como uma infra-estrutura de cabeamento de telecomunicações de construção ou campus que consiste em uma série de elementos menores padronizados (estruturados).
Um sistema de cabeamento estruturado projetado e instalado adequadamente fornece uma infra-estrutura de cabeamento que oferece um desempenho previsível, além de ter flexibilidade para acomodar movimentos, adições e mudanças; Maximiza a disponibilidade do sistema, fornece redundância; E provas futuras a usabilidade do sistema de cabeamento.
A partir desta definição, você tem uma boa noção do que é o cabeamento estruturado e seu propósito.
O que o cabeamento estruturado parece?
Para simplificar eu usaria a palavra “organização”; O cabeamento estruturado é uma abordagem organizada para uma infra-estrutura de cabeamento. Para entender completamente esse conceito, é mais fácil ver o que o cabeamento estruturado não é .
Em muitos centros de dados, a metodologia de cabeamento utilizada é definida como “ponto a ponto”. Esse modo está executando cabos de conexão (ou “jumpers”) diretamente de e para o hardware que precisa de conectividade.
Com isso definido, voltarei ao cabeamento estruturado. Em um sistema de cabeamento estruturado, uma série de painéis de conexão e troncos são usados para criar uma estrutura que permite que portas de hardware sejam conectadas a um painel de conexão na parte superior do rack. Esse painel de patch é então conectado a outro painel de ligação por meio de um tronco (conjunto multi-fibra projetado para uso no transporte) no MDA (Área de distribuição principal).
O MDA é o aspecto-chave do cabeamento estruturado. É aí que todos os MAC (Movimentos, Adições e mudanças) podem ser feitos com cabos de patch de comprimento curto.
Veja abaixo alguns diagramas úteis.
Cabeamento estruturado X cabeamento convencional de ponto a ponto
Solução de cabeamento estruturado
Cabeamento ponto-a-ponto
Quais são os benefícios do cabeamento estruturado?
Mais uma vez, a organização é a palavra-chave aqui. Com um sistema de cabeamento estruturado organizado, os benefícios são:
- Os Computadores são muito mais rápidos devido ao fato de que eles são feitos no MDA versus executar cabos de patch longos de racks de equipamentos.
- O potencial para o tempo de inatividade é reduzido, pois o potencial de erro humano é drasticamente reduzido devido a essa organização.
- Economia de tempo ; O rastreamento de cabo e porta torna-se um trabalho muito mais fácil com um sistema de cabeamento estruturado.
- Estética ; Nunca subestime a aparência! Um sistema de cabeamento estruturado parecerá muito mais limpo do que um método ponto a ponto. Uma vez que as alterações são feitas no MDA versus no hardware, o hardware pode ser conectado e não tocado na maioria dos casos. Isso permite que o cabeamento em frente ao interruptor permaneça esteticamente agradável.
Quais são os riscos de não mudar para um sistema de cabeamento estruturado?
- Tempo de inatividade: Com uma infraestrutura de cabeamento desordenada, os erros são comumente feitos. As portas incorretas estão desconectadas. Pior ainda é o cabeamento bagunçado que fica no caminho. Tentando remover um único cabo de uma grande confusão emaranhada pode causar estresse nos outros cabos. Esse estresse pode levar a erros de rede e de canal no hardware que são muito difíceis de rastrear.
- Fluxo de ar: se for utilizado um método ponto a ponto, a frente e, potencialmente, os lados do interruptor estão congestionados com o volume de cabeamento. Isso impede o fluxo de ar que o interruptor precisa operar. Isso também se traduz em resfriamento subjacente; O congestionamento de cabeamento neste espaço dificulta o fluxo de ar da unidade CRAC e pode causar problemas de resfriamento.
Fonte: http://www.cablexpress.com/
Como realizar uma avaliação para saber se minha empresa precisa de Cabeamento Estruturado?
Entre em contato com nossa equipe pelo formulário abaixo ou veja os serviços de rede disponíveis aqui: